Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

Quando nós alunos


       Estamos na última aula antes de sermos liberados para o recreio. Contamos os minutos para isso.
       Assim que bate o sinal é aquela muvuca, parece o centro de Joinville em época de final de ano.  Gente pra lá e pra cá.  Uns ficam sentam nos bancos, outros ficam em pé mesmo; mas sempre ao lado dos amigos.
       Depois da conversa logo bate o sinal e temos que voltar pra sala, muito certo por sinal.
       E novamente é aquela muvuca, mais parece um terminal de ônibus em horário de “rush” que escola.  Tem gente nas escadas, se despedindo dos amigos e em todos os lugares.
       Chegando na sala começa tudo de novo e é hora de contar o tempo pra ir para casa. 
São as duas últimas aulas. Praticamente nem prestamos atenção. A hora agora é de olharmos para o relógio. Quando ouvimos bater o sinal de saída dos pequenos às 17:30, sabemos que faltam somente 15 minutos para nós sairmos e esses são os minutos mais longos de nossos dias.


Alunos: Vanessa da Silva Alves e Robert Vinicius dos Santos

Turma – 9º2

Defeitos à Parte


Começa o ano e a gente já fica apreensivo para que comecem as aulas logo, ficamos ansiosos para conhecer nossa nova sala e o novo pessoal.
Quando está acabando o ano letivo ficamos felizes da vida, pois, sabemos que finalmente as férias de verão chegaram e poderemos  dormir e acordar a hora em que bem entendermos, viajarmos, irmos à praia, sairmos...
Por outro lado ficamos tristes porque por mais que às vezes seja horrível vir pra escola, independente do tempo, chuva ou sol, ainda temos que ficar sentados horas e horas copiando e escutando professores.
No primeiro dia de aula, todos ficam ansiosos para dar uma ótima impressão.  Horas antes de irmos para a escola checamos tudo nos mínimos detalhes para ver se tudo está certo.
Aqui, o ano letivo começou assim:  uma semana antes de começar as aulas não conseguíamos nos conter.  A ansiedade era para rever o pessoal. Sala nova, amigos novos, tudo novo, menos a escola, né!
Mas, defeitos todo lugar tem, só que é preciso ver também suas qualidades.


Alunos: Lavynia Gameiro da Rosa e Lucas Alexandre Miranda
Turma – 9º2

O Recreio na Escola

Quando bate o sinal para o recreio quase todos viram urubus indo atrás da carniça, correndo e berrando. A fila do lanche parece a lotérica em dia de pagamento. Mas, é assim mesmo.
Às vezes o recreio parece uma creche, os meninos correndo atrás das meninas ou vice-versa. As serventes com aquelas caras não muito felizes. Grupinhos por todos os cantos pensando que estão abafando.
Já os banheiros mais parecem um chiqueiro, cheiro ruim e lixo jogado por toda parte.
Às vezes rola um UFC, brigas, gente apanhando, olhos roxos, alguns sangrando e depois botando gelo nos hematomas para aliviar um pouco a dor.
Além disso, é só olhar para os lados e ver as grades, parece que estamos numa prisão, sem contar no pessoal da direção por todos os lados parecendo guardas.

Alunos: Luana Moreira da Costa e Eduardo Anastácio

Turma: 9º2

domingo, 25 de março de 2012

Biblioteca

       Biblioteca é um lugar onde abrimos a porta em silêncio e entramos em uma nova dimensão.  Sentamos ainda em silêncio para não distrairmos os demais leitores, e então tudo começa.
       Iniciamos uma deliciosa viagem onde os problemas somem e somos consumidos por belas fantasias que nos fazem viajar junto com as histórias.  É como se fôssemos autores de nossas próprias histórias, vivendo os acontecimentos.
       É um lugar onde parece que as horas viram minutos e quando nos damos conta temos que ir embora.
       A biblioteca é um lugar de paz e descanso, nela não pode haver conversas paralelas, pois ali é um pedacinho do paraíso.


Alunos:  Leonardo de Carvalho, Lucas Cunha e Vinicius

Turma: 9º 2

Escola é...


Um ambiente agradável onde todos se divertem, mas também tiram tempo para aprender um pouco mais.

Na hora do recreio, é só alegria.  Longe daquela sala quente e abafada.  Hora da conversa com os amigos.

Fora da sala o tempo voa. São quinze minutos que parecem segundos.  Mal dá pra aproveitar.

Quando os mestres saem da sala é uma verdadeira bagunça, não tem quem aguente.  É peste para todo lado. É nessa hora que o tráfico de balas começa.  E é bala que não acaba mais.  Todo dia tem quem compre e quem peça.

Mas, quando o mestre volta, é santo pra todo lado.

Nas duas últimas aulas vem aquela esperança e todos pedem para si mesmo “acaba logo essa aula”. 
Até que o sinal bate e o desejo se realiza, terminando mais um dia na escola com um enorme sorriso estampado no rosto.

Mas no fundo, no fundo mesmo... Todos adoram estar na escola.

Alunos: Patrícia Blazius e Gabriel da Silva Borges – 9 º 2

sábado, 24 de março de 2012

Leituras de 2012 - Mês a Mês

Março

Utopia - Thomas Morus

Diversidade Textual, o gênero na sala de aula - Carmi Ferraz Santos

A princesa e o anjo negro - David Gonçalves




                         A princesa e o anjo negro

sexta-feira, 16 de março de 2012

Por que vale a pena ensinar poesia na escola?

       A sequência didática trabalhada nos meses de fevereiro e março aborda um conteúdo curricular aplicado atualmente na rede pública de ensino: a linguagem poética.  Conhecer esse elemento é altamente desejável não só para a formação do aluno/leitor, como também para a formação de um ser humano mais sensível à poesia da realidade que está à sua volta.
A poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. O convívio com a poesia favorece o prazer da leitura, sensibiliza e instrumentaliza para a produção dos próprios textos.  O exercício poético desenvolve uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade do aluno em relação ao meio que o cerca.
A poesia é a expressão da subjetividade. Caracteriza-se, portanto, pela linguagem criativa e metafórica. Seu estudo não pode ser reduzido apenas ao estudo de rimas, versos e estrofes. É preciso ir além disso. Mostrar que esse trabalho é árduo e que a linguagem poética tem também um caráter transformador, capaz de romper barreiras. Ela faz o aluno não se contentar em ver/saber somente o que está ao alcance dos olhos, mas, que lançando mão de sua criatividade encontre meios para se manifestar, influir e até mesmo convencer por meio de uma arte que emite reflexos, exige compreensão e provoca mudanças por onde passa: a escrita.

domingo, 11 de março de 2012

Nossa escola é...


Nossa escola é como um bem maior, onde todos os dias nos encantamos com palavras especiais, que podem nos dar futuro. É onde aprendemos a ser pessoas melhores como se estivéssemos num conto de fadas, com palavras inéditas, inusitadas e reveladoras.
A escola pra gente é como o cristo redentor, porque a cada passo que damos, chegamos num ponto mais alto, até chegarmos finalmente no topo.
Mas não pense que é fácil, pois a cada dia, aparecerão novos obstáculos, como numa praia, que a cada mergulho é preciso tomar cuidado pra não nos afogarmos.
Mas a escola também é calma, como a nascente de uma cachoeira, onde as águas nos tranquilizam e  fazem com que nos sintamos a vontade.
Nossa escola tem lugares ótimos onde é possível nos distrairmos sem sairmos do lugar, como num parque de diversões.  Um desses lugares é a biblioteca, ali podemos jogar a imaginação para o alto e voar nos livros, com histórias reveladoras e fascinantes em muitos tipos de livros: Ficção científica, literatura de cordel, histórias reais, poesias e milhares outros que despertam nossa curiosidade, sentimentos e emoções.
Outro lugar é na aula de artes, que desenvolve nossa criatividade e nos faz construir coisas que você nunca imaginaria acontecer, nos sentimos  igual a Tarsilla do amaral ou Picasso.
A escola é assim, cada dia é como se fosse uma caixinha de surpresa, diferente de todas as outras.  Como numa festa de aniversário, onde todos os dias temos momentos que nos fazem pensar e acreditar que a escola é o melhor lugar onde poderíamos estar.
E é assim que a escola é pra gente.



Alunos: Barbara e Rodolfo 9 ano 2

Passaporte da Alegria


Biblioteca, o lugar mais barato de se viajar.  Nela a gente é quem escolhe para onde vai, se prefere ir de primeira classe ou não. Conhece lugares encantadores, prova um pedacinho do céu. Encontra príncipes e princesas, carruagens e luxo por toda a parte.
Um mundo maravilhoso, do jeitinho que escolher. Esse mundo perfeito muitas vezes tem batalhas pela frente, tristeza, luto, guerras; entretanto, vale lembrar que o choro pode durar uma noite mas a alegria sempre vem pela manhã.
O que seria dos amantes pela leitura sem a biblioteca?
Só que a biblioteca da escola, nem sempre é esse sonho de lugar. Muitas vezes é um forno, sem ar fresco e sem um cantinho aconchegante para desfrutarmos de uma boa leitura.
Como seria maravilhoso se todas as bibliotecas no verão tivessem ar condicionado, ou simplesmente o ar puro e fresco da natureza. Que no inverno tivesse um calor de lareira ou até mesmo o abraço aconchegante da mãe natureza; como nas tardes ensolaradas de setembro.
Dizem que para quem sonha muito alto o tombo é sempre maior, mas ainda não nos perguntaram se temos medo de cair. E adivinhe? Não temos. Por isso continuamos sonhando com uma biblioteca melhor. E temos certeza de que não sofreremos queda alguma.


Alunos: Júlia e Samuel Ano: 9º2

Escola e conhecimento


Escola é assim: um lugar de estudo. Boas pessoas, lugar para ler e amigos para conversar.
Mas escola de verdade, para nós, é como ler um livro, você lê para adquirir conhecimento.
Tem gente que gasta muito tempo conversando, brincando, desrespeitando os professores... Nós preferimos uma escola onde entramos na sala e percebemos logo: ali tem conhecimento...
Escola com conhecimento, para nós, é aquela onde os alunos entram em sala como uma fogueira ardente, de tanta vontade de aprender.
É aquela onde os livros saem das prateleiras, e onde a imaginação não fronteiras.
Escola é também alunos com cadernos desgastados, de tanto escrever e livros desgastados na biblioteca de tanto serem lidos.
       E no recreio é como uma festa. Onde a gente pula, corre, conversa, lancha mas também aprende.

Alunos: Henry e Saralice 9º ano 3

Pior que Azkaban


A escola é um verdadeiro inferno na terra, não apenas pelo calor infernal das salas com ventiladores lentos, mas também pelo tédio e tortura oferecidos gratuitamente.
Já não basta ter que passarmos cinco longos períodos tendo que copiar textos do tamanho de king kongs, ainda temos que aturar as criançinhas desesperadas correndo pelo recreio como um bando de leões em busca do último pedaço de carne da África.
Os adolescentes que conseguem sobreviver aos três primeiros períodos de tédio e aos pirralhos agitados, voltam do recreio para a sala como prisioneiros que lembram que tem mais vinte anos de pena para cumprir. Deprimidos, cansados e sonhadores. Sonhamos com o momento mais doce do dia, a hora em que nossa tortura acaba; o bater do sinal das 17:45 nos avisa que estamos livres finalmente.
Mas como felicidade de adolescente não é eterna, hoje é segunda-feira, o primeiro de cinco dias de aula, temos mais uma semana inteira de pena para cumprir.


Alunas: Caroline A. e Jerusa T.

Primeiro dia de aula na Escola


No primeiro dia de aula é muito complicado. Os professores vivem puxando o saco, os alunos ficam super empolgados, corre aqui, corre ali, é só zoeira, parece shopping em promoção.
Mas nunca está bom, pois sempre há algo para incomodar; como as três primeiras aulas, que são muito diferentes das duas últimas; pois todo mundo quer se livrar logo da escola! A expectativa de chegar em casa é igual quando a noiva vai para o casamento e não quer se atrasar, mas acaba sempre se atrasando.
Há pessoas que pensam que estão em casa e não respeitam a escola; principalmente no primeiro dia: parece um jardim de infância!  É papel de bala pra cá, conversa pra lá, briguinhas sem graça daqui, beijinhos dali. Coisa mais chata! Sem noção, sem graça, nojenta! O que é? Tá na cara que é coisa de criança, né!
Escola é só um meio de aprendizagem bobo, tem coisas que nem precisamos saber. Para que tanto esforço assim? Às vezes todos pensam: cinco aulas para nada; até quem fica no computador o dia todo sabe mais do que nós alunos. Escola mesmo é um tédio!
Ainda bem que um dia não é igual ao outro.


Alunas: Andressa, Jéssica 9º ano 03

ESCOLA PERFEITA


Escola, o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo. Tudo isso para garantirmos um futuro melhor. É a escola a casa do saber, nela aprendemos a ler e escrever. Mas não é o lugar onde todo adolescente deseja estar.
Começo de aula é sempre muito gostoso, a ansiedade é tanta que o coração vai a mil. E quando reencontramos nossos amigos, é tanta a animação que mais parece uma noite de natal.
Para alguns, a escola serve como um recanto de paz. Todo estresse, preocupações e problemas somem.
Na escola é se como fôssemos um vulcão, preste a entrar em erupção. Mas quando vimos nossos amigos, viramos um calmo riacho plácido.
Mas como nenhuma uma escola é perfeita: A nossa não poderia ser. No recreio é como se estivéssemos em uma selva, literalmente. Cada um com seu bando. E nessa selva a lei não é a dos mais fortes. E a que prevalece, é a lei dos mais espertos. Se dermos mole a selva se vira contra nós.
Entretanto, essa é a graça da escola, pois escola sem bagunça, não merece ser chamada de escola.
E então chega a melhor parte, a hora da saída. Quando escutamos o sinal da saída parece que recebemos o chamado do som da liberdade. Quando escutamos, nossos olhos brilham, com um brilho mais intenso, como o da mais bela estrela. É uma sensação de alívio.
Mas,a mais pura verdade é que: Sem sabedoria não somos nada! Por isso devemos freqüentar a escola, pois é a partir dela que seremos alguém na vida.

Alunos: Yuri & Leticia 9ºano3

Escola, nossa escola


A escola para nós é como uma festa. Muito barulho, risadas e momentos divertidos.
É curtir com os amigos na hora da saída. Ter horário e não querer se atrasar.
É ter diversos assuntos para compartilhar.
Tem vezes em que a escola parece uma montanha-russa com seus altos e baixos. Aquele friozinho na barriga antes da prova. Até mesmo na hora de saber que nota tirou. Ou ainda quando chega nossa vez de falar na frente de toda a turma.
Querer sair antes da hora e não poder.
Mas, quando é educação física, é só felicidade. Já quando é pesado, parece que nossos corpos estão derretendo como gelo no deserto.
E a hora do recreio é uma loucura. São pessoas empurrando os outros, gente correndo, berrando, brigando, rindo alto, batendo palma e até gente brincando pelo chão.
O sinal é o que ordena, todos vão para as filas certas esperar seus professores. Aí tudo se acalma, o barulho diminui e o som das risadas cessa.
Então, nossas mentes são ocupadas pelas novas coisas aprendidas.
Mas logo bate o sinal para a saída. As risadas e o barulho se formam novamente. E, aquelas mentes já cansadas vão para casa, porque amanhã será um novo dia.

Alunos: Bruna e Wesley – 9º3

Escola, um passo importante


A escola pra nós é algo tão importante, mas nem sempre legal. Às vezes é algo que dificulta a relação entre os amigos. Difícil, é muito barulhenta e ao mesmo tempo agitada. Os horários das aulas podem ser diferentes todos os anos, mas é o mesmo tédio sempre.
Ainda assim tem gente que vibra quando começam as aulas, mas também tem gente que chora quando acabam as férias.
Quando começam as aulas podem acontecer coisas surpreendentes, e ainda assim acontecer  coisas ruins ao longo do ano.
Muitos amigos poderemos fazer, porém, muitos também poderemos perder.
As aulas podem até ser legais e cheias de imaginação ou vir aquela sensação de cansaço e sono.
Com o passar do ano as coisas mudam, mesmo contra vontade, mudam o destino da hora e da vontade de chegar no futuro.
A escola para nós na hora do recreio é um verdadeiro hospício, cheio de gente gritando e berrando como se não tivessem rumo, na escola ou até mesmo na vida.

Alunos: Alex e Jeferson 9º3

Segunda Casa


A escola para nós é a nossa segunda casa. É um meio de conhecimento onde se aprende e se ensina.
Cada dia na escola acontece algo diferente, a gente ensina o certo e aprende com erros.
Mas na escola nem sempre é calmo, nos intervalos mais parece um hospício. No recreio quase todos saem gritando ou correndo aos montes; são todos sem educação, esquecem o que estão fazendo aqui, não sabem respeitar, serem educados, ou simplesmente se comportarem como gente normal.
Mas, além disso, é também um lugar muito bom, um meio de comunicação igual a internet, onde construímos amizades, damos valor as coisas e também respeitamos o próximo.
Temos professores que são iguais nossos pais, nos dão a maior bronca, mas sempre para o nosso bem, pois eles sempre estão ali quando a gente precisa, quando temos dúvidas.
Mas além de tudo isso, amamos estudar e podermos estar todos os dias com os nossos amigos.


Alunos: Saulo e Evelen Série: 9 ano 3

UM LUGAR INEVITÁVEL



A ESCOLA PODERIA SER UMA IMENSA SALA DE JOGOS, POIS PODERÍAMOS SÓ JOGAR E JOGAR, SEM NOS PREOCUPAR.

SALA DE AULA PRA GENTE TEM QUE TER BOLINHAS DE PAPEL JOGADAS POR TODA PARTE.

TEM QUE TER CHICLETES EMBAIXO DA CARTEIRA.
O QUADRO TEM QUE ESTAR ASSINADO PELOS ALUNOS.
PAREDE AUTOGAFADA, CARTEIRA RABISCADA; PENAL COM PAPEL DE BALA, ALUNOS SEM INIFORME, AMIGOS CONVERSANDO À TOA.

OH! QUE COISA BOA! EM VEZ DE OS PROFESSORES TROCAREM DE TURMA, A TURMA É QUE DEVERIA TROCAR DE SALA A CADA INTERVALO.

É, ISSO TUDO PARECE ATÉ UM SONHO, MAS A ESCOLA NÃO É TÃO RUIM ASSIM, POIS PRECISAMOS FREQUENTÁ-LA PARA SERMOS ALGUÉM NA VIDA.

MAS VAMOS CONTAR QUE FICAR EM CASA COMENDO E BEBENDO TAMBÉM SERIA MUITO BOM, NÉ!?


ALUNA: BEATRÍS e VIVIANE V.9 ANO 3.

Isso é escola


Escola, o lugar onde passamos boa parte da vida e o que nos ensinam levamos pro resto dela.
Um lugar de estudo onde pra saber é só querer, ou você é esperto ou você não quer ser.
A escola nos dá asas: o conhecimento e o aprendizado. Com elas vamos aonde queremos e atrás do que sonhamos. Isso depende se soubermos usar, pois o futuro é consequência do que fazemos agora.
Na escola passamos alguns anos, mas as lembranças ficam pra sempre.
Alunos vem, alunos vão, e a escola fica em seu lugar transformando estudantes em grandes homens.
Todos vão à escola para ser alguém; muitos tentam, alguns não conseguem, mas querem fazer parte dos que conseguem, dos que venceram.
Escola é o início de um longo caminho, se não aprendermos com ela, aprenderemos com certeza na escola da vida.


Alunos:Rhuan Lucas Lucas Vinicius 9 ano 3

Os desesperados

Escola é assim: Na batida do primeiro sinal o embalo de uma aula interessante.

Com a despedida de alguns amigos e encontro com outros.

A vontade de estudar é como uma luz brilhante, mas depois da terceira aula essa luz se apagará.

Bate o segundo sinal: Recreio! Para muitos paz, para outro festa de crianças. Mas alívio para todos que estão fervendo por dentro.

Parece que esses quinze minutos criam asas, passam tão rápido que nós nem percebemos.

Recreio também é hora de lanchar, rir com os amigos e esquecer que temos aula depois.

Último sinal: A expectativa é de contar os últimos minutos, cada minuto a emoção aumenta.

As duas últimas aulas parecem não passar, quanto mais vontade temos mais demora.

A contagem regressiva começa aos dez segundos. Enfim o sinal bate e todos saem, um bando de loucos.


Eduarda e Júlia 9 ano 3

Nossos dias na escola

Dia-a-dia no colégio O colégio Oswaldo Cabral é o mesmo que uma quadra em dia de campeonato, com pouco espaço para a circulação dos alunos, isso sem falar da quadra. Quando tem educação física temos que dividi-la com outra turma e em dias de chuva, o telhado que tem algumas eternites quebradas, deixa passar goteiras por todos os lados.
No banheiro não tem papel-higiênico e alguns adolescentes tem vergonha de pedir para os secretários, além disso, só há duas pias que funcionam no banheiro feminino e no masculino é quase a mesma coisa.
Mas não há só coisas ruins nesse colégio, há uma sala para ajudar crianças e adolescentes com alguma deficiência, há computadores e equipamentos para ajudá-los. Há também professores legais que acabam deixando as aulas mais engraçadas, mas que ao mesmo tempo aprendemos algo novo.
Como todo colégio tem alunos que não gostam de alguns professores ou professores que não gostam muito de seus alunos, aqui também tem. Não querendo ficar de lado nenhum, mas tem alunos que passam do limites.


Alunos:Leticia A. Peres e Patick Vinicios