Os recursos narrativos mais
utilizados nesses cordéis são as descrições dos personagens em cena e os monólogos com
queixas, súplicas, rogos e preces por parte do protagonista.
São histórias que têm como
ponto central uma problemática a ser resolvida através de inteligência e
astúcia para atingir um objetivo. No romance romântico, a problemática envolve
elementos relacionados ao imaginário
O herói sofrerá,
vivendo em desgraça e martírio, sempre fiel ao seu amor ou às suas convicções,
mesmo com as intempéries. É comum a intriga envolver jovens que enfrentam
problemas na escolha de seus companheiros, em relações familiares extremamente
hierarquizadas. Objeção, proibição do namoro, noivados arranjados são algumas
das dificuldades que impedem o jovem casal apaixonado de ficar junto ao longo
do romance.
Ao fim de tudo, o herói será
exaltado e os opositores humilhados. Se assim não for, haverá outro meio de
equilibrar a situação, que durante quase toda a narrativa permaneceu
desfavorável ao protagonista.
Na música Mulher nova, bonita
e carinhosa o compositor Otacílio Costa fez um tributo às mulheres frágeis
dominando homens perigosos e reuniu história, mitologia grega e literatura.
Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor
A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Virgulino Ferreira, o Lampião
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor
Três perguntas ajudam a
esclarecer melhor sobre a música em questão:
a. De que trata o texto,
fundamentalmente?
b. A qual ou a quais gêneros
o texto pertence?
c. Qual tipologia textual
predomina no texto?
a. - O texto trata,
fundamentalmente, do papel da mulher na História da
humanidade. A todo momento o
autor reforça a importância da mulher. A construção textual se dá por meio do
paralelismo narrativo com destaque para a relação homem x mulher: seguidamente
a cada menção a um importante nome masculino da nossa História, o autor apresenta uma mulher
relacionada a ele. Ele finaliza cada uma das micronarrativas com a ideia de que a mulher se
sobrepõe ao homem.
b. Em princípio, logo na
primeira passagem de olhos, percebemos que se trata de um poema, pela sua
estrutura: versos e estrofes. Este primeiro gênero – poema, entretanto, foi
metamorfoseado e se transformou em letra de música o que significa que as
marcas rítmicas típicas da poesia ganham mais cor, mais destaque. Ao musicar o
poema de Otacílio Costa, Zé Ramalho enfatizou a tonicidade de algumas sílabas,
e determinadas pausas, criou ligações onde talvez não houvesse no texto
original. Em outras palavras, o
compositor, ao se apropriar do poema ressignificou-lhe, atribuiu-lhe uma nova camada.
O texto agora além de ter voz própria, tem uma voz que canta.
Finalmente, este gênero que
fora poema e transformou-se em letra de música ganhou um arranjo típico da
música popular brasileira dando a ele novo viés.
Somam-se, assim, à sonoridade
dos fonemas, das palavras e das combinações de melodia, as harmonias, os
timbres dos diferentes instrumentos
musicais, os arranjos vocais,
enfim, uma série de elementos que, novamente, ressignificam o poema. Agora o
texto tem uma voz que canta e que não canta sozinha.
Todo este processo enriquece,
ao mesmo tempo em que expande exponencialmente as possibilidades de
interpretação. A ideia de que os sentidos estão aí para serem construídos na
interação escritor – texto – leitor se intensifica, pois o receptor não se
trata mais apenas de um leitor, ele é, sim, um leitor, mas é também um ouvinte.
Novas relações com o texto e a partir do texto se estabelecem. Novos usos se
inauguram e novas fronteiras se quebram e se firmam.
c. - Finalmente, observando a
tipologia textual, classicamente separada em narração, descrição e dissertação, podemos cair na
armadilha de pensar em narração, posto que há elementos da narração no texto
(personagens, enredos) e podemos pensar em descrição, posto que há, sem dúvida, elementos
que descrevem aspectos (“a beleza atrativa de Roxana”, por exemplo). Realmente,
podemos encontrar indícios de narração e descrição no texto (como aliás
acontece em praticamente todo texto literário), entretanto a pergunta fala de
predominância e, sem dúvida, o que predomina no poema é a dissertação. Trata-se
de um texto dissertativo.
Dissertar significa
argumentar. Elaborar um texto dissertativo, como dito
anteriormente, implica
delimitar um tema a ser discutido, definir uma posição crítica diante deste
tema (expositivo, favorável ou contrário) e defender a posição assumida.
Por seu caráter
essencialmente pragmático, o texto dissertativo, ao ser ensinado, acaba sendo
formatado, isto é, acaba ganhando uma forma rígida: introdução, desenvolvimento
e conclusão.
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